sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Melo vence em Viena e será o novo líder do ranking de duplas da ATP

Quase 14 anos depois, o Brasil volta a ter um tenista na liderança de um ranking profissional no tênis. Nesta sexta-feira, o duplista Marcelo Melo, ao lado do polonês Lukasz Kubot, derrotou a parceria formada por Jean-Julier Rojer (HOL) e Horia Tecau (ROM) por 2 sets a 0, parciais de 7-6 (7-4) e 6-4, pelas quartas de final do ATP 500 de Viena.
Com o triunfo, Melo irá aparecer na liderança da lista das duplas na lista que sairá no dia 2 de novembro, ultrapassando os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan, atuais líder e vice-líder.
Ele, então, se tornará o primeiro brasileiro desde Gustavo Kuerten a ficar no topo de um ranking da ATP - Guga liderou a lista de simples pela última vez no dia 18 de novembro de 2001.
Isso só será possível por conta da eliminação de Mike na estreia do torneio, na última segunda-feira. O líder do ranking mundial não atuou ao lado do irmão, que será pai, e jogou em Viena ao lado do compatriota Steve Johnson. Eles perderam para a dupla formada pelo britânico Jamie Murray e pelo australiano John Peers, por 7-6 (10-8) e 6-3.
Os irmãos Bryan têm, neste momento, 8490 pontos e terão descontados 1000 pontos do título de Paris. Se a dupla, ou apenas Mike, jogar e ganhar o ATP 500 da Basileia, que acontece na próxima semana, apareceria no dia 2 de novembro com 7990 pontos.
Marcelo Melo está com 7980 e não tem pontos a serem descontados. Com isso, se tirar da conta o Masters de Paris, ele poderá incluir um de seus melhores resultados em ATP's 250 (90 pontos), o que deixaria o brasileiro com 8.070 pontos no dia 2 de novembro.
A vitória em Viena ainda deixa mais evidente a ótima fase que vive Melo. Campeão de Roland Garros deste ano ao lado do croata Ivan Dodig, ele venceu os dois últimos torneios que disputou (ATP 500 de Tóquio e Masters 1000 de Xangai) - em ambos, com o sul-africano Raven Klaasen, substituto de Dodig, que preferiu priorizar o ranking de simples nesta reta final de temporada.
Agora, na Áustria, ele e Kubot enfrentarão o espanhol David Marrero e o italiano Andreas Seppi na busca por uma vaga na final. O jogo acontecerá neste sábado após as duas semifinais de simples - a programação do dia começa às 10h (de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário